Glossário de Comunicação de Dados

 
(1)Routers- é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição.
 
(2)Switches ou Comutador- é um equipamento de rede utilizado para ligar computadores. Este equipamento serce também para interligar segmentos da camada 2 do modelo OSI.
 
(3)Hubs ou Repetidor multiporta- é um equipamento de rede utilizado para interligar vários computadores. A sua diferença significativa face ao switch encontra-se no interior, já que possui um barramento onde todas as portas estão interligadas (partilhadas) o que não acontece com o switch. Este equipamento interliga segmentos da camada 1 do modelo OSI.
 
(4)Cabeamento Estruturado- é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout.
 
(5)Protocolos de Comunicação- é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
 
 
(6)Tipologia de Redes- é a forma como os equipamentos estão expostos na rede interligados entre si. (Aula 13-01-2014)
 
(7)MAU (Multistation access unit)- é um dispositivo para anexar várias estações da rede numa topologia em estrela como a rede Token Ring, ligado internamente para conectar as estações num anel lógico.
 
(8)Ethernet- é uma arquitectura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Define também o cabeamento e sinais eléctricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a sub-camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.
 
(9)Mod AD-HOC-  a expressão ad-hoc é utilizada para designar ciclos completos de construção de softwares que não foram devidamente projectados em razão da necessidade de atender a uma demanda específica do usuário, ligada a prazo, qualidade ou custo.
 
(10)Diagramas de Encaminhamento- Nas redes, os pacotes de dados podem seguir vários caminhos são conhecidos sendo necessário uma procura do destinário na rede.
 
(11)PDU- Informação máxima suportada por cada camada.
 
(12)TCP/IP- é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. O seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão).

 

(13)OSI- é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end. Esta arquitectura é um modelo que divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstracção. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.

(14)Token Bus- Num cabo em anel circula um sinal elétrico que passa sucessivamente de um pc para o próximo.

(15)CSMA/CD- do inglês Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal utilizando a tecnologia Ethernet.